Dicas M, Pisos e revestimentos

Quais são os tipos de pisos e revestimento?

Escolher o piso do pode ser uma tarefa complicada. São muitas opções com cores, materiais e texturas diferentes. Pensando nisso, trouxemos algumas características de cada tipo de revestimento para ajudar na decisão de qual escolher para cada ambiente do seu lar.

O granito e o mármore são considerados revestimentos nobres. O granito possui como principal característica a sua alta resistência à abrasão e ao grande volume de tráfego. Muito utilizado em áreas sociais, cozinhas, escadas, fachadas e locais públicos e deve ser assentado com argamassa de cimento e areia permitindo uma junta “seca”. Deve ser usado apenas pano úmido para limpeza. Os mármores, por serem nobres eles podem atingir valores mais expressivos, e são mais utilizados em salas de jantar e banheiros.

O revestimento melamínico é imune a algumas pragas e bactérias, possui superfície lisa e não porosa. Pode ser aplicado diretamente sobre o piso ou em pisos elevados, sendo assim uma solução prática, econômica e eficiente no caso de uma reforma, além de ser antialérgico.

Carpetes podem ser removidos e lavados. A novidade são os fabricados com fios sintéticos que recebem tratamento contra fungos e bactérias, e também são antialérgicos e protegidos contra fogo.

Os revestimentos cerâmicos costumam ser mais baratos e sempre bonitos.

Os laminados possuem alta resistência ao desgaste, é mais conhecido como fórmica. Ele não mancha, não descolore e apresenta várias opções de textura e acabamento.

Os pisos de borracha são isolantes elétricos, térmicos, acústicos, antiderrapantes e anti-bactericida, além de não propagarem chamas.

A madeira é muito utilizada em cômodos sociais e dormitórios. O piso de madeira é considerado um material nobre de revestimento. Assoalhos, tacos, são os mais usados hoje em dia. Apesar de cada um deles utilizar muitas vezes o mesmo tipo de madeira, cada um possui características diferentes, principalmente quanto à instalação.

O linóleo é um revestimento de piso para alto tráfego, com alta durabilidade e grande facilidade de manutenção e limpeza, aliado às propriedades antiestética e bacteriostática.

O porcelanato, tem conquistado a preferência e o coração do publico. O porcelanato conta com nível praticamente zero de absorção de água, portanto não mancha e nem cria mofo como as pedras naturais, que precisam de ser resinadas.

FONTE: reformafacil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *