Dicas M, Economia sustentável, Engenharia, Planejamento da obra

O que é logística reversa?

Até um tempo atrás a única preocupação era com a produção e distribuição de produtos, mas ninguém pensava para onde tudo o que era descartado depois iria. Com os aterros sanitários lotados e os lixões proibidos no Brasil houve-se a necessidade de surgir com uma terceira alternativa, uma que também ajudasse na preservação ambiental, e foi ai que surgiu a logística reversa.

Logística reversa quer dizer que os fabricantes também são responsável pelo destino final de seus produtos garantindo que os resíduos tóxicos (celulares, pilhas, baterias, lâmpadas, medicamentos e etc) não contaminem a natureza. E os consumidores devem descarta-los em lugares de coleta, não no lixo comum. Dessa forma, no final os lugares de aterros sanitários poderão ser recuperados.

Lembre-se, nem tudo o que jogamos fora é de fato lixo. Por isso é importante separar o que é orgânico do que não é, e o que é tóxico do que não é. Assim você ajuda os coletores e garante um ambiente limpo e saudável.

A logística reversa é um trabalho em equipe que precisa da ajuda desde o governo até da população. E quem não participar pode ser multado por crime ambiental sob a Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, e seu regulamento, Decreto Nº 7.404 de 23 de dezembro de 2010.

FONTE: águaBrasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *