Arquitetura e decoração, Dicas M, Elétrica

Como utilizar a iluminação na decoração?

Na hora de decorar um ambiente você tem que usar todos os recursos ao seu favor, e qual recurso melhor do que a iluminação? Dependendo de como você organizar as luzes, quais luzes escolher e quais cores você pode dar uma cara completamente diferente ao local, inclusive dando a impressão de um cômodo maior. São muitas possibilidades, então confira nossas dicas para você ficar a par de algumas:

1 – O tom importa: Na hora de decorar com iluminação fique sempre atento ao cômodo que você esta decorando. Se é um lugar com pouca iluminação natural e/ou um como cozinha e banheiros, por exemplo, é recomendado o uso de uma luz mais clara. No quarto, que é um lugar de descanso, é melhor optar pelo uso de uma luz mais amarelada. Se no quarto houver uma bancada de escritório para leitura, é possível adotar um ponto de luz específico, focado e direto, por meio de um abajur.

2 – Disponha a iluminação estrategicamente: Além do tom é importante também prestar atenção na disposição das luzes no ambiente. Principalmente luminárias e abajures. Nos quartos, é interessante a adoção de luminárias do tipo plafon, que proporcionam certa opacidade à luz, gerando assim uma agradável sensação de conforto, por exemplo. Em salas de jantar, recomenda-se uma iluminação focada na mesa onde serão servidas as refeições. A opção é o uso de lustres ou luminárias pendentes que podem variar de acordo com o tamanho da mesa. Já em salas de estar é recomendável usar fitas de LED embutidas em sancas no teto. Esta é uma das mais modernas tendências no que diz respeito a iluminação, trazendo beleza e funcionalidade. Elas estão disponíveis em várias cores e tem custo relativamente baixo.

3 – Sem pesar na conta: O uso de luzes LED são ótimas para reduzir o valor na conta de energia.

FONTE: Precon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *